MÉDICOS SEM FRONTEIRAS Brasil nega patente para um medicamento para a Aids

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Brasil nega patente para um medicamento para a Aids

Dr.Wagner Paulon

2008

 

Decisão do governo brasileiro poderá ampliar o acesso a um remédio essencial para o tratamento da doença 

 

  03/08/2008 – O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) negou a concessão do pedido de patente feito pela empresa Gilead para o medicamento tenofovir disoproxil fumarato (TDF). A decisão que poderá ampliar o acesso a um dos medicamentos-chave para o tratamento do HIV/Aids nos países em desenvolvimento, afirma a organização internacional médica humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).

 

“Assegurar maior acesso ao tenofovir é fundamental”, diz Doutor Tido von Schoen-Angerer, diretor-executivo da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF. “O tenofovir é um dos principais medicamentos, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tanto para pacientes que estão iniciando o tratamento como para aqueles cujos medicamentos já não estão mais funcionando. No passado, a produção no Brasil de medicamentos anti-retrovirais (ARV) contribuiu para a redução dos preços desses medicamentos em nível mundial. Esperamos que o mesmo aconteça novamente”.

 

A decisão significa agora que o medicamento poderá ser produzido por empresas brasileiras de medicamentos genéricos ou importado de outras fontes de genéricos no mercado internacional. Cerca de 31 mil pessoas recebem o tenofovir por meio do programa Nacional de DST/Aids e estima-se que 37 mil pessoas utilizarão este medicamento até o fim deste ano. Portanto, as conseqüências para a sustentabilidade do programa de acesso universal serão consideráveis.Empresas indianas, por exemplo, produzem a versão genérica do tenofovir aprovada pela OMS por um décimo do preço: US$158 para o tratamento anual de um paciente, comparado com US$1.387 praticado pela Gilead no Brasil.

 

Uma coalização de ONGs brasileiras (Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rebrip) e um laboratório farmacêutico do governo apresentaram uma oposição ao pedido de patente depositado pela empresa norte-americana Gilead Sciences. O Escritório de Patentes brasileiro (INPI) negou o pedido baseado no argumento da falta de atividade inventiva – um dos requisitos básicos para a concessão de uma patente, segundo a legislação brasileira e internacional.

 

Esta é a primeira vez que um pedido de patente para um medicamento ARV é negado como resultado de oposições apresentadas no Brasil. Mas certamente as conseqüências se estendem para além das fronteiras deste país.

 

“Trata-se de um importante precedente para as pessoas que vivem com HIV/Aids em todos os países em desenvolvimento, cujas vidas dependem desses tratamentos”, disse Leena Menghaney, da Campanha de Acesso de MSF na Índia. “Na Índia, onde MSF compra a maior parte dos seus ARVs, as organizações da sociedade civil apresentaram oposições semelhante aos pedidos de patente depositados pela Gilead. Esperamos que o Escritório de Patentes indiano leve em consideração esta decisão adotada no Brasil”.

♦♦♦

MSF pede que o Governo da Colômbia preste mais atenção às vítimas de violência sexual

MSF pede que o Governo da Colômbia preste mais atenção às vítimas de violência sexual

Dr.Wagner Paulon

2008

 

Estudo feito pela organização aponta obstáculos que inibem a busca de cuidados médicos por pacientes e a falta de preparo de profissionais de saúde 

 

   09/10/2008 – A taxa de violência sexual na Colômbia é alarmante. Um estudo conduzido pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) revela que 35% dos pacientes das clínicas móveis e 22% em clínicas fixas sofreram um episódio de violência sexual pelo menos uma vez na vida.

 

Uma vítima de violência sexual precisa de serviços de saúde abrangentes, que incluam cuidados médicos e psicológicos. Se oferecidos no máximo 72 horas depois do ocorrido, cuidados médicos podem ajudar a prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo HIV/AIDS, e gravidez indesejada. No entanto, poucas vítimas buscam cuidados de saúde a tempo e, quando o fazem, são confrontadas com múltiplos obstáculos, incluindo serviços inadequados ou insuficientes.

 

O estudo “Violência Sexual na Colômbia: um olhar integral dos projetos de ajuda humanitária em saúde de Médicos Sem Fronteiras” revela que, mesmo que a legislação colombiana reconheça a necessidade de oferecer às vítimas de violência sexual um pacote mínimo de serviços de saúde, essa mesma legislação restringe o acesso a ele.

 

Os primeiros obstáculos a atrasar o acesso a cuidados de saúde para as vítimas são: vergonha, medo pela segurança pessoal, a possibilidade de ser re-vitimizada e dúvidas em relação à confidencialidade dos serviços. Se esses obstáculos forem superados e as vítimas escolherem procurar ajuda médica, elas podem ser confrontadas pela falta de preparo dos profissionais de saúde. O estudo de MSF revela que os recursos humanos e físicos são insuficientes, faltam suprimentos e treinamento necessário para se implementar cuidados de saúde abrangentes para vítimas de violência sexual.

 

“Nossa experiência mostra que muitos dos profissionais de saúde não sabem o protocolo, não confiam nas ferramentas de diagnóstico e não têm medicamentos para tratar os pacientes que são vítimas da violência sexual”, disse Oscar Bernal, coordenador médico de MSF na Colômbia. As dificuldades logísticas e administrativas e a ausência de dados estatísticos também foram identificadas como obstáculos durante o curso do estudo.

 

Baseada na experiência em trabalhar com vítimas de violência sexual e nos resultados do estudo, MSF pediu que os profissionais de saúde fossem melhor preparados para oferecer serviços abrangentes e atenção a vítimas de violência sexual. MSF pede que governo colombiano esclareça as regras existentes que visam a dar assistência a vítimas de violência sexual. “A regulamentação deveria indicar quem é responsável pela implementação e as opções existentes para essas pessoas que procuram serviços de saúde nas primeiras 72 horas”, diz Piero Grandini, coordenador geral de MSF.

 

Médicos Sem Fronteiras está na Colômbia desde 1985, oferecendo cuidados de saúde básicos, e assistência em saúde mental, sexual e reprodutiva. As equipes de MSF estão em 13 departamentos na Colômbia, nas áreas rurais e urbanas, através de clínicas fixas a móveis. Os programas de saúde sexual e reprodutiva incluem planejamento familiar, exames pré-natais e suporte psicológico e às vitimas de violência sexual.

♦♦♦

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS (Negligencias da Mídia)

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

(Negligencias da Mídia)

Dr.Wagner Paulon

2008

 

Mais de mil pessoas já visitaram a Exposição Interativa Médicos Sem Fronteiras no Mundo, inaugurada dia 01/10, na Estação Carioca do Metrô do Rio de Janeiro. Aqueles que passarem por lá até o dia 31/10 terão a chance de aprender um pouco mais sobre o trabalho realizado por MSF em mais de 60 países.

 

No local, um vídeo interativo permite que o visitante atue virtualmente em quatro tipos emergência. Também fazem parte do evento mapas interativos, uma exposição de fotos e um mapa da atuação de MSF, que destaca dez crises que vêm sendo negligenciadas pela mídia.

 

Este evento tem como objetivos levar ao público a realidade dos brasileiros que trabalham com Médicos Sem Fronteiras em missões humanitárias e explicar melhor como funciona a organização.

♦♦♦

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS Uganda: Karamoja enfrenta grande crise de desnutrição

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Uganda: Karamoja enfrenta grande crise de desnutrição

Dr.Wagner Paulon

2008 

 

Projeto de MSF para tratar crianças desnutridas na região deveria terminar em setembro, mas deve continuar durante 2009. 

 

   17/10/2008 – Em Karamoja, a desnutrição é crônica. No entanto, este ano, a remota região do nordeste de Uganda está sofrendo sua pior seca em cinco anos, criando uma crise humanitária.

 

Os dois últimos anos registraram uma seca atrás da outra, seguidas de chuvas extraordinariamente fortes. O aumento do preço dos alimentos faz com que a comida disponível no mercado esteja simplesmente fora das possibilidades de consumo. As chuvas ralas no ano passado, e atrasadas neste ano, levaram a um colheita tardia e insuficiente de amendoim e sorgo, e também a números altos de morte de animais.

 

Karamoja abriga uma população de mais ou menos um milhão, que é majoritariamente dependente de animais para sustentar seu modo de vida. A região é conhecida por conflitos ligados a invasões de rebanhos. Os estilos de vida pastorais e nômades e a insegurança tornam difícil para a população ter acesso aos poucos postos de saúde da região. A crise humanitária de Karamoja é caracterizada por altos níveis de insegurança alimentar e taxas de desnutrição aguda.

 

Em resposta, Médicos Sem Fronteiras (MSF) abriu um programa de alimentação terapêutica para crianças com menos de cinco ano nos distritos mais afetados pela fome, em Moroto e Nakapiripirit.

 

“A melhor forma de auxiliar e tratar as crianças, as mais vulneráveis da população, é viajar para as vilas para encontrar as crianças desnutridas, fornecendo rações de duas semanas para que ele consigam superar o pior. Nós tememos que o pior ainda esteja por vir”, explica Kodjo Edoh, chefe de missão de MSF em Uganda.

 

Esta é a melhor maneira de trazer a saúde o mais próximo possível dos pacientes e alcançar os mais vulneráveis no trânsito nômade da população de Karamoja.

 

A intervenção nutricional de MSF começou em junho de 2008 e deveria terminar já em setembro. Agora, com quase 24 mil crianças examinadas e 2,3 mil delas severamente desnutridas, o programa provavelmente continuará até 2009. George Mbaluto, o enfermeiro queniano responsável pelo programa, descreve como as clínicas móveis do programa de alimentação são montadas: “as mães vêm com as crianças para sentar na sala de espera. Aqui, são informadas em relação a nutrição e higiene pessoal.”

 

Crianças entre seis meses e cinco anos são, então, examinadas com um bracelete chamado MUAC que mede a circunferência do braço.

 

“Qualquer criança cujo braço meça entre 11 e 35cm no MUAC tem sua atura e peso medidos. Aquelas com medidas abaixo de 11cm, assim como as que estiverem com edemas bilaterais (inchaço devido à acumulação de fluidos) são admitidas diretamente e consideradas severamente desnutridas”, acrescentou Mbaluto.

 

Toda criança recém admitida é testada para malária e examinada para outras complicações médicas, como infecções e diarréia. Em algumas áreas, entre 60% a 90% das crianças tinham malária. Dois enfermeiros realizam consultas, examinam as crianças e descartam complicações. Eles procuram infecções e imunidade baixa. As crianças recebem ácido fólico para prevenir anemia, assim como vitamina A. Para tratar as complicações, os enfermeiros recebem antibiótico e outras drogas.

 

Crianças severamente desnutridas, mas sem outras complicações médicas, serão tratadas no local. Uma criança que esteja muito doente, ou sem apetite, é conduzida ao Hospital de São Kizito em Matany, um dos dois hospitais de referência no distrito. Aqui, MSF dá suporte ao único centro de alimentação terapêutica na região. Assim que as crianças são estabilizadas no centro, são liberadas e encaminhadas para as clínicas móveis mais próximas de suas casas.

 

Em Karamoja, devastada de forma crônica pela desnutrição, muitas família não conseguem comprar nenhuma comida, muito menos o alimento certo, e precisam sobreviver de mingau de cereais, a que faltam os nutrientes essenciais. MSF trata crianças desnutridas com alimento terapêutico pronto para comer, feito para atender a suas necessidades.

 

“Aqui, nós usamos Plumpynut, dois sachês para crianças com menos de 8 kg e 3 kg para aquelas com mais”, disse Mbaluto. “Sabão e mosquiteiros são fornecidos para ajudar com a higiene e prevenir malária. Um suprimento de Plumpynut é dado às mães, que recebem uma recomendação de voltar em dez dias. Nós não vimos muitos problemas, mas um grande progresso. A maioria das crianças gosta do alimento terapêutico e está ganhando peso. Dependendo da localização, nós examinamos cerca de 60 ou 70 pacientes por dia”.

 

A equipe está encorajando a agentes comunitários de saúde a procurar crianças desnutridas visitando famílias. “Até agora, as mães estão vindo regularmente e o público presente chega a 80/90% na maioria das clínicas. Mesmo assim, em uma ou duas delas, só estamos examinando cerca de 50%, então ainda há algum trabalho a ser feito nesse sentido”, disse Mbaluto.

 

MSF acredita que o desafio nas áreas mais devastadas pela desnutrição é não apenas tratar os mais afetados, mas também prevenir que eles cheguem ao estágio terminal, garantindo que todas as crianças tenham acesso a alimentos ricos em nutrientes.

♦♦♦

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS Somália: Rápido aumento de feridos e desalojados com crescimento da violência

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Somália: Rápido aumento de feridos e desalojados com crescimento da violência

Dr.Wagner Paulon

2008

 

Equipes de MSF que estão trabalhando no país oferecem assistência a pessoas em condições de seguranças difíceis 

 

   07/10/2008 – O recente aumento de conflitos em uma das áreas residenciais mais populosas em Mogadíscio resultou em um acelerado crescimento no número de feridos e tem, mais uma vez, desalojado milhares de pessoas. MSF está tratando de feridos e oferecendo suprimentos emergenciais básicos para os novos desabrigados.

 

Em relação à semana passada, MSF tratou mais cem feridos no hospital de Dayniile, localizado no subúrbio da capital. Os feridos – muitos dos quais mulheres e crianças com menos de 16 anos – sofreram agressões na cabeça, no abdômen e no peito causados por balas ou morteiros. Muitos precisam de cirurgia de emergência.

 

Na estrada de Mogadíscio para Afgooye, onde mais de 250 mil pessoas desalojadas estão vivendo em condições espantosas, MSF viu a chegada de pelo menos mais nove mil pessoas desde a última quarta-feira. Equipes estão tentado oferecer a eles suprimentos essenciais, incluindo sabonete, roupas de cama plásticas e cobertores. No entanto, esses itens básicos irão apenas responder a necessidades de emergência. As pessoas estão completamente dependentes de ajuda alimentar externa

 

Kenneth Lavelle, chefe de missão de MSF em Nairóbi, está diariamente em contato com as equipes dos terrenos. “A situação é aterrorizante”, disse ele. “Por causa do constante fluxo de pessoas fugindo de Mogadíscio, os campos estão ficando mais e mais lotados e as já aterrorizantes condições de vida estão rapidamente se deteriorando. Famílias de cinco pessoas têm menos de alguns metros quadrados para viver, sem um abrigo adequado”.

 

MSF trabalha nos centros de saúde de Hawa Abdi e Afgooye desde 2007 e tratou mais de mil crianças sofrendo de desnutrição aguda todo mês desde abril de 2008. As condições de trabalho, principalmente a falta de segurança para a população e os trabalhadores humanitários, impedem qualquer aumento significativo nessa ajuda vital.

 

“Apesar de toda a insegurança, MSF ainda tem sido capaz de fazer seu trabalho graças aos nossos colegas somalis, que estão correndo tremendos riscos para oferecer assistência imediata”, disse Lavelle. “Devido à situação da segurança, nós não estamos conseguindo suprir nenhuma necessidade além da imediata – necessidade de quem corre risco de vida. Isso inclui cuidados médicos, nutrição e saneamento. Nossa resposta é certamente inadequada quando levamos em consideração a gravidade da situação”.

 

A equipe de MSF no hospital de Dayniile tratou mais de 3,7 mil pessoas sofrendo de ferimentos de trauma desde o começo de 2008. Mais de metade desses tratamentos foram para mulheres e crianças com menos de 14 anos, sendo que metade desses pacientes haviam se ferido durante conflitos.

 

MSF já cuidou de 6.937 crianças sofrendo de desnutrição aguda nos centros de saúde de Hawa Abdi e Afgooye desde abril de 2008, nos quais 32.982 consultas médicas foram realizadas neste período.

♦♦♦

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS Somália: População precisa de assistência imediata

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Somália: População precisa de assistência imediata

Dr.Wagner Paulon

2008

 

Médicos Sem Fronteiras pedem que atores humanitários tenham segurança garantida e acesso irrestrito para realizar o trabalho necessário para salvar vidas    

  

26/06/2008 – A população da Somália enfrenta atualmente uma grave crise humanitária, ainda sem a resposta necessária. Apenas em maio, as equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) que trabalham em Hawa Abdi e Afgoye, subúrbios de Mogadíscio, trataram mais de 2,5 mil crianças que sofriam de desnutrição aguda, com o número de admissões nos programas nutricionais de MSF duplicando em abril e novamente em maio. Os índices de desnutrição ultrapassaram o mínimo determinante de uma emergência por um ano. O número de novos casos está aumentando drasticamente à medida que a assistência externa está diminuindo em qualidade e quantidade devido ao grande nível de insegurança e à medida que os trabalhadores humanitários vêm se tornando cada vez mais alvos de ataques. Os somalis que tentam fugir da violência têm poucas opções para escapar, uma vez que as principais passagens nas fronteiras estão fechadas.

 

“A Somália não está mais à beira de uma catástrofe, porque o desastre já existe”, afirma Bruno Jochum, diretor de operações de MSF que está baseado em Genebra (Suíça). “Apenas na semana passada, mais de 500 crianças gravemente desnutridas foram admitidas em nossos programas nutricionais. Uma em cada seis delas precisa ser hospitalizada devido a complicações médicas. Se essa tendência continuar, a desnutrição em breve vai afetar de maneira mais geral a população, como crianças com mais de cinco anos de idade e adultos vulneráveis. A situação é trágica e nós não conseguimos oferecer a ajuda necessária para evitar que a situação piore ainda mais”.

 

No corredor de Afgoye-Mogadíscio, mais de 250 mil pessoas vivem em lugares superlotados e o número tende a crescer à medida que mais pessoas deixam a capital para fugir da violência. Menos de dez litros de água limpa estão disponíveis por pessoa por dia e a maioria das famílias vive em abrigos improvisados, que oferecem pouca segurança. Os preços dos alimentos básicos, como o arroz e o milho, triplicaram desde o início do ano e muitos deslocados internos contam exclusivamente com a assistência externa.

 

A violência continua em Mogadíscio e em seus arredores, fazendo com que os civis paguem um preço muito caro. O departamento de cirurgia de MSF em Dayniile, na periferia de Mogadíscio, tratou mais de 2,1 mil pessoas que sofriam de traumas desde o início de 2008. Mais da metade eram mulheres e crianças com menos de 14 anos de idade. Entre nossos pacientes, 56% recebeu tratamento para ferimentos relativos à violência, como tiros e explosões.

 

Esse ambiente de segurança altamente volátil impede qualquer evolução importante a nível de qualidade de assistência. Trabalhadores humanitários são freqüentemente alvos e nenhuma organização, incluindo MSF, pode trabalhar de maneira contínua com uma equipe internacional.

 

” Dezoito meses após o envolvimento político e militar dos integrantes da comunidade internacional em nome do restabelecimento da estabilidade e da luta contra o terrorismo, a situação é catastrófica para a população somali”, afirma Dr. Christophe Fournier, presidente do Conselho Internacional de MSF. “O conflito piorou, com violência contra civis promovidas por todas as partes, contribuindo para o atual desastre humanitário. MSF pede que a independência da ação humanitária com relação a agenda política e de manutenção da paz seja garantida e que todos os beligerantes garantam acesso seguro e irrestrito a todos os atores humanitários”.

♦♦♦

A CVC OPERADORA (RUDGE RAMOS) PRATICA DESRESPEITO COM O CONSUMIDOR DEFICIENTE FÍSICO.

Prezado (a) Senhor (a)

Cordiais Saudações.

                                  Adquirimos pacote de viagem nº do contrato 3730-0000102586 Translado completo, Cidade de Santo André a Cidade de Santos (Porto) através de ônibus de empresa desconhecida, sendo que, após a chegada em Santos, imediatamente embarcaríamos em navio (Pacote de Viagem em Navio de nome: Royal Caribbean Splendour Of The Seas).

                                  De acordo com o contrato realizado devidamente pela vendedora do pacote turístico, (Doc. em mãos) o ônibus sairia do Terminal Rodoviário de Santo André às 10.00 horas do dia 10/04/2015, assim sendo, chegamos ao Terminal Rodoviário da Cidade de Santo André às 9.15 horas do corrente dia, e qual foi a nossa surpresa não havia ônibus algum E MUITO MENOS CHEGARIA A HORÁRIO PRÉ-ESTABELECIDO CONTRATUALMENTE, afirmação essa, proferida por um elemento que omitiu até o seu nome, trajando camiseta amarela com logo da CVC identificando-se como representante contratado pela CVC (CVC Brasil Operadora e Agências de Viagens S/A) (Rudge Ramos) o qual estava se deliciando com sua lata de cerveja e elaborando palavras cruzadas informou-nos que:

O referido ônibus que faria o translado até a Cidade de Santos, somente chegaria após as 12.00 horas OU MUITO MAIS TARDE e também não sabia qual era o nome da empresa de ônibus.

                                  Ora sou Deficiente Físico em decorrência de AVCH, uso incondicionalmente bengala e não devo permanecer sentado em cadeira extremamente desconfortável, pois os meus membros inferiores edemaciam. Paguei o transporte de taxi até o terminal e de acordo com o funcionário deveria eu, novamente retornar à minha residência em Rudge Ramos e pagar mais uma vez o taxi e posteriormente pagá-lo novamente para retornar ao Terminal Rodoviário às 12.00 horas e esperar até a sua chegada. Assim retornei e decidi não mais viajar, pois o meu estado físico não permitia este transtorno de idas e vindas, encaminhei-me à loja da CVC (CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIAS DE VIAGENS S/A) (RUDGE RAMOS) de propriedade de LUANA REVESZ BERGARO e vendedora do pacote AMORA GALESSO, para cancelar esta Transtornada Viagem de Desrespeito ao Consumidor e ao Deficiente Físico; e recebemos a seguinte resposta da proprietária da franquia da CVC:

NÃO PODEMOS DEVOLVER O DINHEIRO DO PAGAMENTO DO PACOTE E NEM AS DESPESAS GASTAS COM O TAXI E MUITO MENOS O EXTORNO E CANCELAMENTO DO PAGAMENTO DO CARTÃO DE CRÉDITO.

Concluindo: Esta Agencia CVC (CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIAS DE VIAGENS S/A) (Rudge Ramos) cito à Av. Senador Vergueiro nº 4. 163 – São Bernardo do Campo CEP09603-000 Tel.: 11 4362 1502, não passa de um Logradouro Público Desonesto, Enganador e Fraudulento, com funcionárias mal informadas e mal educadas que espoliam os pobres coitados que almejam, pelo menos uma vez na vida, viajar e aproveitar os dias que lhes restam.

Aguardo providências, para que, pelo menos nos devolva o nosso dinheiro, que foi ganho com muito trabalho e suor.

Grato.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Wagner Paulon

Membro da Organização Internacional “Médicos Sem Fronteiras”

Membro da Cruz Vermelha Nacional e Internacional (Filial São Paulo)

(11) 4368 8686

sbpi – Pedro Mora Fernandes Barros

Dr. Pedro Mora Fernandes Barros

Aqui está seu Grandioso Currículo de Estagiário de Corretor de Imóveis, Assíduo participante das Fofocas do Faceboock.

NÃO É ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, MUITO MENOS, PSICANALISTA, VEJAM AS CONSULTAS AO CFA E OUTRAS ENTIDADES AUTARQUICAS. 

Aonde está o seu histórico curricular na plataforma Lattes?

O que o Sr. Sabe sobre a Ciencia Psicanalítica?

O Sr. Conhece o Professor Doutor Sigmund Freud?

O Sr. Já ouviu falar em Tríade Psicanalítica?

O que entende por corpo docente?

O que é uma Sociedade Psicanalítica?

VOCE NADA SABE

“VÁ VENDER IMOVEIS Sr. Pedro Mora Fernandes Barros”.

OBSERVAÇÃO:

VAMOS INVESTIGAR SEU HISTÓRICO ESCOLAR JUNTO A UNIP E JUNTO AO MBA em Turismo Universidade Anhembi Morumbi.

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

• Superior em Administração – Ênfase em Finanças- Universidade Paulista

( UNIP)

• Técnico: Turismo

SENAC

Corpo Docente

Dr. PEDRO MORA FERNANDES BARROS

• MBA em Turismo Universidade Anhembi Morumbi.

• Superior em Administração – Ênfase em Finanças- Universidade Paulista

• Técnico: Turismo SENAC

• Atualmente Diretor Clínico e Administrativo da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa.

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO CIVIL DENOMINADA “SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLIDE INTEGRATIVA” SBPI” – CNPJ Nº 02.151.849/0001-91

 

I.DA DENOMINAÇÃO

 

Art. 1º. A Associação Civil, denominada “SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE INTEGRATIVA – SBPI”, fundada em 17/05/1997, registrada perante o 7º Cartório de Títulos e Documentos da Comarca de São Paulo/SP, sob o nº 14.623, é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de duração indeterminada, com número ilimitado de sócios, e terá base territorial na área composta por todos os Municípios do Estado de São Paulo.

 

 

II.DA SEDE E FORO

 

Art. 2º. A sede social da SBPI será na Av.Domingos de Moraes, 211 sl01 Vila Mariana São Paulo, SP, 04009-000. O foro competente para dirimir quaisquer eventuais litígios entre seus sócios será o Foro Central da Comarca de São Paulo/SP.

 

Art. 3º. Poderão ser abertas representações ou filiais, em todo o território do Estado de São Paulo.

 

 

III.DO OBJETO SOCIAL

 

Art. 4º- Os objetos sociais da Associação denominada SBPI são os seguintes:

I) Preservação e expansão dos interesses de seus associados e de toda a categoria que exerce a psicanálise por profissão;

II) Representação de seus associados perante os poderes públicos, sempre que houver interesse e conveniência da associação e autorização do associado;

III) Implementação, divulgação e incremento dos estudos sobre a psicanálise integrativa;

IV) Postulação e adoção de medidas úteis ao interesse dos profissionais associados, em assuntos pertinentes ao campo da psicanálise integrativa;

V) Organização, promoção, e realização de estudos, pesquisas, cursos, debates, seminários, simpósios, palestras, oficinas, debates, e congressos, envolvendo o tema psicanálise integrativa;

VI) Organização, promoção, e realização de atividades culturais e de lazer, envolvendo ou não o tema psicanálise integrativa, de forma a propiciar conhecimento, entretenimento, e bem estar aos seus associados;

VII) Promoção de atividades didáticas, bem como, publicação de material didático em livros, revistas, jornais, apostilas, fitas de vídeo, fitas de áudio, etc, tudo através da contratação de empresas especializadas;

 

Art. 5º. Não faz parte dos objetivos desta associação, sendo expressamente vedado aos seus associados, a discussão, em assembléia ou reuniões ordinárias, de temas que envolvam política-partidária, religião, e ideologias políticos-filosóficas.

 

 

IV.DOS SÓCIOS

 

Art. 6º- Qualquer pessoa poderá se associar, desde que satisfeitos os seguintes requisitos mínimos:

I)Exercer a psicanálise integrativa a título de profissão, ou dedicar-se a ela como estudioso do assunto;

II)Estar em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;

 

Art. 7º. A admissão do associado será precedida de requerimento firmado nesse sentido, o qual será apreciado pela Diretoria e submetido à assembléia geral. A admissão somente será concretizada por deliberação da assembléia geral, ordinária ou extraordinária;

 

Art. 8º. A readmissão de associados obedecerá às mesmas normas da admissão. Para readmissão o ex-associado deve estar quite para com a sociedade.

 

Art. 9º. Qualquer associado poderá se desligar voluntariamente do quadro associativo, desde que assim o requeira, por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, anterior ao ato de desligamento.

 

Art. 10º. O associado que se desligar voluntariamente da sociedade continuará responsável pelas taxas de manutenção que se vencerem antes de seu efetivo desligamento, bem como pelos demais encargos que eventualmente der causa em virtude de atraso no pagamento delas.

 

Art. 11. O associado será excluído da sociedade, contra sua vontade, nas seguintes hipóteses:

a)Quando infringir as normas sociais, previstas neste estatuto;

b)Quando deixar de cumprir as suas obrigações para com a sociedade;

c)Quando deixar de pagar as mensalidades ou contribuições a que está obrigado, por força deste estatuto, por um período de três meses consecutivos;

 

Art. 12. A exclusão do associado, contra sua vontade, dar-se-á por proposta de da Diretoria, ou de qualquer outro associado, e aprovação da assembléia geral, ordinária ou extraordinária. Essa aprovação deverá ser deliberada por maioria simples dos presentes.

 

Art. 13. É dever do associado pagar a taxa de manutenção da sociedade, deliberada em assembléia geral, sempre pontualmente, enquanto na condição de sócio. O associado, ativo ou inativo (ex-associado), que estiver inadimplente para com a sociedade, terá seu nome inscrito em quaisquer dos órgãos de proteção do crédito.

 

Art. 14. É dever do associado acessar a página da sociedade, costumeiramente, para tomar ciência das novidades envolvendo a entidade, bem como, eventuais reuniões ou assembléias.

 

 

V.DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 15. A associação é composta pelos seguintes órgãos:

a)Assembléia Geral;

b)Diretoria;

c)Conselho Fiscal;

 

Art. 16. A Assembléia Geral é composta por todos os associados, e será instalada com qualquer número de associados, que nela estiverem presentes. As suas deliberações serão sempre tomadas por maioria simples (metade e mais um dos votos), qualquer que seja o tema discutido e deliberado.

 

Art. 17. Todos os associados poderão votar, sem qualquer distinção de cargo ou função, desde que estejam comprovadamente quites com suas obrigações pecuniárias. O associado que estiver em débito para com a sociedade poderá participar da assembléia, mas não poderá votar, nem ser votado.

 

Art. 18. A Assembléia Geral Ordinária se reunirá, uma vez por ano, sempre no mês de abril, mediante convocação por edital, na forma estipulada neste estatuto. Da pauta do dia constarão sempre a aprovação de contas do exercício anterior, a previsão orçamentária para o exercício posterior, o valor da taxa mensal de manutenção, a eventual realização de rateio extra para cobertura de despesas extraordinárias, e a eleição de cargos de diretoria, se for o caso.

 

Art. 19. Sempre que houver necessidade, a Assembléia Geral será convocada e instalada, extraordinariamente, também mediante convocação por edital, na forma prescrita neste estatuto.

 

Art. 20. A Assembléia Geral Ordinária será convocada, mediante Edital de Convocação, pelo Presidente da Sociedade, ou pelo seu substituto legal, em caso de impedimento, sempre com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

 

Art. 21. A Assembléia Geral Extraordinária será convocada, mediante Edital de Convocação, pelo Presidente da Sociedade, por qualquer dos Diretores, ou ainda por grupo composto por, no mínimo, 30 (trinta) associados, sempre com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

 

Art. 22. O Edital de Convocação para Assembléia Geral, ordinária ou extraordinária, será divulgado a seus associados, mediante publicação em jornal escrito, difusão em rádio, ou ainda, publicação em sua página na Internet. A divulgação em qualquer um desses meios já será suficiente para a sua validade, excluindo-se os demais.

 

Art. 23. A Assembléia Geral, ordinária ou extraordinária, será instalada, na data, local e horário, previstos no Edital de Convocação, com qualquer número de associados presentes.

 

Art. 24. A Assembléia Geral, ordinária ou extraordinária, será sempre instalada pelo Diretor Administrativo, que solicitará, dentre os presentes, candidatos que se habilitem para a presidência e secretaria da mesa. Havendo mais de um candidato à presidência e à secretaria da mesa, a disputa será decidida no voto. Somente associados, quites para com a sociedade, poderão se candidatar à presidência e secretaria da mesa.

 

Art. 25. As atas de assembléia serão sempre redigidas e assinadas pelo presidente e secretário da mesa, e deverão corresponder fielmente a tudo o que houver efetivamente acontecido na assembléia, sob pena de responsabilidade, civil e criminal.

 

Art. 26. A Diretoria será composta pelos seguintes cargos, todos eletivos:

a)Presidente;

b)Diretor Administrativo;

c)Diretor de Eventos;

 

Art. 27. Em caso de impedimento do Presidente, seja qual for o motivo, o Diretor Administrativo será seu imediato substituto para a prática de atos urgentes e inadiáveis, e, na falta deste, a substituição recairá sobre a pessoa do Diretor de Eventos.

 

Art. 28. A Diretoria fará jus ao recebimento de um pró-labore mensal, cujo montante será sempre fixado em assembléia, o qual não poderá ser inferior ao salário-mínimo vigente no país.

 

Art. 29. O mandato da diretoria eleita será de 5 (cinco) anos, garantida a possibilidade de reeleição, por igual período, sem limitação quanto ao número de reeleições.

 

Art. 30. A Diretoria deverá se reunir todos os meses, em caráter ordinário, e, extraordinariamente, quando convocada pelo Presidente. Todas as reuniões deverão ser documentadas através de ata, ou termo de reunião, ainda que de maneira sucinta e simplificada.

 

Art. 31. Ao Presidente da sociedade compete:

a)Representar a entidade, em juízo ou fora dele, ativa e passivamente, podendo delegar poderes a um ou mais procuradores;

b)Convocar e presidir as reuniões da Diretoria, bem como instalar as Assembléias Gerais, ordinárias ou extraordinárias;

c) Autorizar o pagamento das despesas necessárias à manutenção da entidade, bem como, assinar cheques ou efetuar saques bancários, destinados a esse pagamento;

d)Acumular, interinamente, qualquer outro cargo que vier a vagar na Diretoria;

e)Assinar, conjunta ou isoladamente, toda a correspondência da entidade;

f)Usar do voto de desempate quando as votações em assembléia terminarem empatadas;

g)Assinar escritura pública de aquisição ou venda de bens imóveis da entidade, em conjunto com os demais Diretores, após aprovação da Assembléia Geral.

h)Autorizar, isoladamente, a aquisição ou venda de bens móveis pertencentes à entidade;

 

Art. 32. Ao Diretor Administrativo da sociedade compete:

a)Substituir o Presidente em seus impedimentos;

b)Abrir, rubricar, lavrar, e encerrar os livros da entidade;

c)Lavrar e assinar atas das reuniões da Diretoria;

d)Lavrar e assinar atas das assembléias gerais, na falta de associado eleito para compor a mesa, na qualidade de secretário;

e)Elaborar e enviar toda a correspondência da entidade;

f)Manter em dia os arquivos da entidade;

g)Controlar e inventariar o cadastro de sócios, ativos e inativos;

h)Controlar e inventariar o cadastro de sócios, adimplentes e inadimplentes;

i)Escriturar, de forma contábil, o livro-caixa da entidade;

j)Escriturar, de forma contábil, o livro de ativos-fixos da entidade;

k)Efetuar a cobrança das mensalidades ou taxas de manutenção a todos os associados, mediante envio de boletos ou correspondência para essa finalidade;

l)Efetuar, mediante comprovantes, todos os pagamentos determinados pelo Presidente da entidade;

m)Manter depositados, em estabelecimento bancário, todas as receitas e valores da entidade;

i)Assinar escritura pública de aquisição ou venda de bens imóveis da entidade, em conjunto com os demais Diretores, após aprovação da Assembléia Geral;

n)Elaborar balanço mensal, com demonstrativo geral de receitas e despesas, o qual deverá ser divulgado aos associados, através do meio de publicidade competente;

o)Elaborar balanço anual da entidade, para prestação de contas em Assembléia Geral Ordinária, o qual deverá ser divulgado aos associados, através do meio de publicidade competente;

 

Art. 33. Ao Diretor de Eventos da sociedade compete:

a)Receber e apresentar os convidados visitantes às reuniões da entidade;

b)Organizar, montar, e realizar todos os eventos técnicos da entidade;

c)Organizar, montar, e realizar todos os eventos culturais da entidade;

d)Organizar, montar, e realizar eventos de lazer;

e)Coordenar os temas de trabalhos, cursos, e palestras;

f)Coordenar todo o trabalho de divulgação, comunicação, assessoria de imprensa, marketing, publicidade, merchandising e relações públicas;

 

Art. 34. O Conselho Fiscal será instalado sempre que a sociedade tiver, em seu quadro societário, mais de 120 (cento e vinte) sócios, ativos e adimplentes. Ao Conselho Fiscal, caberá analisar, aprovar ou rejeitar, as contas da sociedade, relativas ao exercício fiscal, bem como apresentá-las em assembléia com o devido parecer.

 

VI. DAS FONTES DE CUSTEIO

 

Art. 35. As fontes de custeio da sociedade serão as seguintes:

a)Receitas provenientes de Taxa de Manutenção;

b)Receitas provenientes de eventos culturais e de lazer;

c)Receitas provenientes de rateio para cobertura de despesas extraordinárias;

d)Doações;

 

Art. 36. A Taxa de Manutenção é o emolumento obrigatório a todos os associados, destinado à sobrevivência da sociedade, e será arrecada para o pagamento de todas as despesas ordinárias da sociedade. Sua arrecadação será mensal e seu valor será previamente definido em assembléia geral, ordinária ou extraordinária.

 

Art. 37. As receitas provenientes de eventos culturais ou de lazer constituem fontes suplementares, destinadas ao pagamento das despesas ordinárias da sociedade, cobradas de associados ou de terceiros, que voluntariamente freqüentem tais atividades. Os eventos culturais ou de lazer poderão ou não ser cobrados, tanto dos associados como de terceiros, interessados em freqüentá-los.

 

Art. 38. Compete ao Presidente da Sociedade, por proposta do Diretor Cultural, decidir sobre a eventual cobrança, referente às atividades culturais ou de lazer, bem como, sobre os valores a serem cobrados.

 

Art. 39. A Taxa de Rateio possui a mesma natureza, jurídica e econômica, da Taxa de Manutenção, e as receitas, dela advindas, constituem fonte suplementar, destinada àqueles gastos emergenciais, urgentes e imprescindíveis, em caso de deficiência orçamentária ou falta de caixa. O valor desse rateio será decidido em assembléia geral, ordinária ou extraordinária, e obrigará todos os associados ao seu pagamento.

 

Art. 40. As doações serão incorporadas ao patrimônio da sociedade e serão lançadas no seu balanço contábil ou patrimonial.

 

Art. 41. Os balanços gerais da entidade, mensais e anuais, serão publicados em sua página na Internet, cabendo a todos os associados sua verificação, independentemente de aviso, ou de publicação em qualquer outro órgão;

 

Art. 42. Todas as fontes de custeio da sociedade são iguais e obrigatórias, em relação a todos os associados, enquanto permanecerem nessa condição. Mesmo após excluídos do quadro societário, a pedido ou por deliberação da assembléia, os ex-sócios continuarão obrigados pelas contribuições devidas (taxa de manutenção ou taxa de rateio), vencidas em período anterior a essa exclusão.

 

Art. 43. Os associados inadimplentes serão devidamente cobrados pela entidade, por intermédio de contato telefônico, carta, comunicação eletrônica, FAX, ou por qualquer outro meio idôneo e eficaz.

 

Art. 44. O inadimplemento de quaisquer contribuições devidas à sociedade autorizará a inscrição do nome do devedor, seja ele associado ou ex-associado, junto ao cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

 

 

VII. DA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO

 

Art. 45. A eventual dissolução da sociedade será decidida em Assembléia Geral Extraordinária, especialmente convocada na forma estatutária para tal finalidade, por maioria simples dos votos presentes.

 

Art. 46. Em caso de dissolução, o patrimônio da sociedade será liquidado, apurando-se todos os ativos e passivos. Os ativos poderão ser vendidos, em conjunto ou separadamente, da forma que houver sido deliberado em Assembléia, para sua transformação em pecúnia.

 

Art. 47. O patrimônio restante, resultante da liquidação, será restituído em frações iguais a todos os associados, desde que estes estejam na condição de ativos, ou seja, estejam adimplentes para com a sociedade.

 

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 48. O presente Estatuto somente poderá ser reformado ou modificado, total ou parcialmente, pela Assembléia Geral, ordinária ou extraordinária, especialmente convocada para esse fim. Para a sua reforma ou modificação, integral ou parcial, serão necessários, no mínimo, 2/3 (dois terços) dos votos dos associados presentes na assembléia, especialmente designada para tal finalidade.

 

Art. 49. Os associados não responderão solidária ou subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela sociedade.

 

Art. 50. Os casos omissos serão resolvidos por deliberação conjunta da Diretoria, tomada por consenso de todos os seus membros, a qual deverá ser submetida à assembléia geral, e por esta ratificada.

 

Art. 51. A Sociedade terá prazo de duração indeterminado, e sua estrutura jurídica poderá ser transformada em outra, a ser eventualmente decidida pela Assembléia Geral, especialmente convocada para isso.

 

 

O presente Estatuto foi aprovado pelos seus associados, conforme ata da Assembléia Geral Extraordinária, ocorrida em 29 de janeiro de 2005, na qual constam os nomes da mesa diretora dos trabalhos, eleita naquela data, e abaixo qualificados:

 

Presidente – Maria de Fátima Cardoso da Cunha Mora

Diretor Clínico e Administrativo – Dr. Pedro Mora Fernandes Barros

(E ainda, posta em seu nome completo, “Dr.”).

Gol Linhas Aéreas Inteligentes, ZN Imóvel, MercadoLivre.com, The History Channel Brasil

Esportes

Times favoritos

Santos FC

 

Santos Futebol Clube

 

Pedro Mora Fernandes Barros Perfis | Facebook pt-br.facebook.com/public/Pedro-Mora-Fernandes-Barros Em cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

Participe do Facebook para se conectar com Pedro Mora Fernandes Barros e outros que você talvez conheça. O Facebook oferece às pessoas o poder de …

Ofertas: Área 210 / 240 – Apartamento Padrão – Alto De Santana … http://www.zap.com.br › imóveisEm cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

ALTO DE SANTANA – SAO PAULO/SP RUA PEDRO DOLL – corretor pedro barros · 1.430.000. simular financiamento. anunciante: PEDRO MORA FERNANDES …

Casa de Condomínio, venda 3 Quartos/Dts. – SAO PAULO, SAO PAULO … http://www.zap.com.br › imóveis › busca por todosEm cacheNão foi útil? Após fazer login, você poderá bloquear os resultados de http://www.zap.com.br.www.zap.com.br

Bloquear todos os resultados de http://www.zap.com.br

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

19 out. 2011 – anunciante: PEDRO MORA FERNANDES BARROS. ALVARO MACHADO PEDROSA, 186 12 02245000 SAO PAULO. > ver outras ofertas do anunciante. ver telefone …

Apartamento Padrão, Venda 2 Quartos/Dts. – SAO PAULO, SAO PAULO … http://www.zap.com.br/…PEDROSA…Pedro-Barros/ID-2433527Em cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

7 dez. 2011 – anunciante. cód. do anúncio: IM32110446. cód. da imobiliária: ZAP238319. + ofertas do anunciante. PEDRO MORA FERNANDES BARROS. ver telefone …

Ofertas: Imóveis – Área 210 / 240 – Alto De Santana – Sao Paulo …www.zap.com.br › imóveisEm cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

ALTO DE SANTANA – SAO PAULO/SP RUA PEDRO DOLL – corretor pedro barros · 999.000. simular financiamento. anunciante: PEDRO MORA FERNANDES BARROS …

Ofertas: 4 Suítes – Apartamento Padrão – Sao Paulo – Sao Paulo … http://www.zap.com.br › imóveisEm cacheNão foi útil? Após fazer login, você poderá bloquear os resultados de http://www.zap.com.br.www.zap.com.br

Bloquear todos os resultados de http://www.zap.com.br

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

ALTO DE SANTANA – SAO PAULO/SP RUA PEDRO DOLL – corretor pedro barros · 1.430.000. simular financiamento. anunciante: PEDRO MORA FERNANDES …

Ofertas: Imóveis – Alto De Santana – Sao Paulo – Sao Paulo – ZAP … http://www.zap.com.br › imóveisEm cache – Similares

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

ALTO DE SANTANA – SAO PAULO/SP RUA PEDRO DOLL – corretor pedro barros · 1.430.000. simular financiamento. anunciante: PEDRO MORA FERNANDES …

PROCESSO :0624899-8220118260016 CLASSE : PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL REQTE :PEDRO MORA FERNANDES BARROS REQDA : MIRANTE INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS E ADMINISTRAÇÃO LTDA ADVOGADO : 87159/SP – ESMERALDA LEITE FERREIRA MURANO VARA:1ª VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

04/10/2011 – Tribunais de Justiça – São Paulo – Caderno 3 – 1ª … brasildo.com/tribunal-de-justica/sao-paulo/caderno-3…/p-1326Em cacheNão foi útil? Após fazer login, você poderá bloquear os resultados de brasildo.com.brasildo.com

Bloquear todos os resultados de brasildo.com

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

4 out. 2011 – REQTE : PEDRO MORA FERNANDES BARROS REQDA : MIRANTE INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS E ADMINISTRAÇÃO LTDA ADVOGADO : 87159/SP – ESMERALDA LEITE … PARADA INGLESA AP. CORRETOR PEDRO BARROS  Valor: R$ 250.000 

Descrição do imóvel 

PARADA INGLESA – SãO PAULO – NORTE – SP 

CARPETE DE MADEIRA. TODO EM ARMARIOS. LAZER COMPLETO 100 metros do metro. Corretor Pedro Barros 

Tipo: Apartamento

Valor:  R$ 250.000 

Área útil:  67m² 

Dormitórios 2

Vagas: 1

Condomínio: R$ 395,00

Valor m²: R$ 3731

Publicado em: 15/09/2011

 

 

          Crédito Imobiliário Santander  

 

 

  Estamos ao seu lado em todos os momentos para realizar a conquista do seu imóvel.

Com o Santander você poderá financiar até 80% do valor do imóvel, seja ele, residencial, de lazer, novo ou usado com pagamento pelo prazo de até 30 anos, podendo optar por Parcelas Fixas ou Atualizáveis¹.

Confira ainda outras condições:

Você pode compor renda com mais uma pessoa sem precisar comprovar parentesco;Possibilidade de incluir tarifas e despesas com a compra do imóvel no seu financiamento;Você pode utilizar seu FGTS na compra de imóvel residencial, até R$ 500 mil.Com uma pequena quantia ao mês, você pode contratar o Santander Parcela Protegida²: um seguro que garante o pagamento de 3, 6 ou 8 parcelas de seu financiamento imobiliário, limitado ao valor de R$3.000 por parcela, em caso de perda de renda.Conheça também os Serviços Imobiliários Santander Van Gogh, uma solução completa que vai além do Crédito Imobiliário para sua casa nova ir além das suas expectativas.

 

Saiba mais no site http://www.santander.com.br/servicosimobiliarios

 

Clique aqui, faça uma simulação e saiba o valor das prestações do imóvel que você quer adquirir.

 

Para mais informações como solicitar sua aprovação de Crédito Imobiliario, preencha o formulário e em breve um de nossos especialistas entrará em contato com você:

  

  Nome: 

E-mail: 

Telefone: 

Renda:   

CPF:  Data nascimento:  

Endereço Atual:   Bairro: 

Cidade:  Estado:  AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO

CEP:  

Valor/Imóvel:  

Valor/Financiamento:   Prazo:  10 20 30 anos. 

 

Qual a melhor forma de contato? 

 Telefone  E-Mail

 

Qual o melhor horário para entrar em contato com você? 

 Manhã  Tarde  Noite

 

Observação: 

 

200

 Caracteres

*Todos os campos são de preenchimento obrigatório 

 

 

 

  

  1. Sujeito à análise de crédito e às demais condições do produto a época da contratação. 2. O seguro Santander Parcela Protegida é garantido por Zurich Minas Brasil Seguros S/A – CNPJ 17.197.385/0001-21 – processo SUSEP nº 15414.004977/2008-77. A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização. Para mais informações, consulte as condições gerais disponíveis no site http://www.santander.com.br. O segurado poderã consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, Santander S.A. ServTec Adm. E Corretagem de Seguros – CNPJ 52.312.907/0001-90, no site http://www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP 050126.1.0433324-1.   

 

 

 

 

 Anunciante

PEDRO MORA FERNANDES BARROS 

 

 Fechar 

 

Ao ligar diga que viu este anúncio no WebCasas 

(11) 9883-0203 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Peça aqui mais informações sobre o imóvel 

Nome: 

E-mail: 

Telefone: 

Mensagem

Olá, Gostaria de marcar uma visita para conhecer este imóvel que encontrei na WEBCASAS. Por favor, entre em contato.

 

  Desejo receber Newsletter WebCasas   

500

  

 

 

 Adicionar aos favoritos 

 Enviar para um amigo 

 Reportar erro 

 Imprimir ficha 

 

 

         Simule seu financiamento e solicite contato para aprovação de Crédito Imobiliário

 

Nome*: 

CPF*: 

E-Mail*: 

*Todos os campos são de preenchimento obrigatório

 

Valor deste imóvel: 250.000,00  

Valor de Entrada:  

*Valor referente a quantia de entrada que pretende fornecer

 

Valor do financiamento (R$):   200.000,00

% financiado: (Financiamento máx: 80%)  80

Prazo (em anos):   (Máximo 30 anos) 

Sua idade (em anos):   (Idade mínima: 18 anos)

 

 

 

Resultado da simulação  –

1ª parcela: R$ 

Última parcela: R$ 

Renda necessária : R$ 0,00

Valor Financiado: R$ 200.000,00

% financiado: 80

 

 

Sujeito a aprovação de crédito. Resultado é apenas uma simulação.

Valores podem variar conforme perfil de crédito/operação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Imóveis Similares 

 

 

 

  

  Veja mais imóveis similares 

  

 

    

     Enquetes

 Quais itens influenciam a sua decisão de compra? 

 Localização   49.44%

 

 

 Valor    35.32%

 

 

 Infraestrutura   4.65%

 

 

 Segurança    10.59%

 

 

 

 Veja o resultado de outras Enquetes 

 

 

 

 Fica estabelecido que a veracidade das informações referentes à descrição do imóvel anunciado no “www.webcasas.com.br” é de inteira responsabilidade do anunciante, não podendo ser imputado à WebCasas a responsabilidade por qualquer informação falsa

 

 

 

   

Quem Somos  Trabalhe Conosco  Termos de Uso  Política de Privacidade  Mapa do Site  Fale Conosco  Publicidade Dicas de Segurança

 

 

Copyright © 2008/2011 – Todos os direitos reservados

 

PARADA INGLESA AP. CORRETOR PEDRO BARROS WebCasas http://www.webcasas.com.br/comprar/apartamento/…/2…/517183.htmlEm cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

15 set. 2011 – CARPETE DE MADEIRA. TODO EM ARMARIOS. LAZER COMPLETO 100 metros do metro. Corretor Pedro Barros … Anunciante. PEDRO MORA FERNANDES BARROS

 

Ofertas: Apartamento Padrão – Parada Inglesa – Sao Paulo – Sao … http://www.zap.com.br › imóveisEm cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

PEDRO MORA FERNANDES BARROS · Área 68m². Vagas 1. Dorms 2. data de publicação: 07/12/2011. Ver Detalhes Contate o Anunciante Comparar Salvar …

Corpo Docente – sbpi – Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa http://www.sbpi.org.br/inst_corp.aspEm cache – Similares

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

PEDRO MORA FERNANDES BARROS • MBA em Turismo Universidade Anhembi Morumbi. • Superior em Administração – Ênfase em Finanças- Universidade …

Pedro Mora Fernandes Barros | Facebook pt-br.facebook.com/…/Pedro-Mora-Fernandes-Barros/10000225384…Em cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

Pedro Mora Fernandes Barros está no Facebook. Participe do Facebook para se conectar com Pedro Mora Fernandes Barros e outros que você talvez conheça.

Lukas Fernandes | Facebook pt-br.facebook.com/people/Lukas-Fernandes/100002071964656Em cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

Lukas Fernandes está no Facebook. Participe do Facebook para se conectar com Lukas Fernandes e outros que você talvez … Pedro Mora Fernandes Barros …

Myrna Rosa Fernandes | Facebook http://www.facebook.com/…Fernandes/100000825255…Em cache – Traduzir esta páginaNão foi útil? Após fazer login, você poderá bloquear os resultados de http://www.facebook.com.www.facebook.com

Bloquear todos os resultados de http://www.facebook.com

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

Kimberly Fernandes · Tamires Rosa Machado · Daniel Fernandes · Pepe Da- Rosa · Pedro Mora Fernandes Barros · Rosa Escobar Gutierrez · Silvana Di Rosa …

http://www.youtube.com/watch?v=1locH3-Bd5w

Entrevista Pedro barros – YouTube http://www.youtube.com/watch?v=1locH3-Bd5wEm cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

10 dez. 2011 – Fatima Mora entrevista Pedro barros. … Rádio Mundial e SBPI. … Pedro Pablo Kuczynski en entrevista con Jaime d…by ppkamigo8509 views …

http://www.liliabarros.com.br/pdf/APOSTILAMANAUSSBPI.pdf

Psicotranse (2) – YouTube http://www.youtube.com/watch?v=nVGgbvY-U8MEm cache – Traduzir esta página

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

11 Dec 2011 – http://www.sbpi.org.br … Entrevista Pedro barrosby atum24281 views · Thumbnail 17:37. Add to CongressoSBPIby atum24281 views · Thumbnail 1:33 …

O maior site de anúncios de empregos e currículos do Brasil … v.catho.com.br/buscar/curriculos/index.php?q…25…Não foi útil? Após fazer login, você poderá bloquear os resultados de v.catho.com.br.v.catho.com.br

Bloquear todos os resultados de v.catho.com.br

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

Pedrinhas Paulista / SP; Pedro Barros / SP; Pedro de Toledo / SP; Penapolis / SP ….. SBPI. Período: 04/2006. * VIVÊNCIA INTERNACIONAL Consultor autônomo, …

Recadastramento de Diploma. – sbpi – Sociedade Brasileira de … http://www.sbpi.org.br/redator/item29321.aspEm cache

Você marcou isto com +1 publicamente. Desfazer

O aluno que não consta na lista abaixo, esta com o diploma cancelado pela SBPI, ate apresentar comprovação. Att. Pedro Barros. Gerente – ADM – SBPI …

Busca

apenas nesta seção

Busca Avançada…

Você está aqui: Página Inicial Resultado Busca Cadastro

Brasília, 20 de Dezembro de 2011

Info

Não foi localizado nenhum registrado com o Nome/Razao Social informado abaixo:

PEDRO MORA FERNANDES BARROS

voltar

« Dezembro 2011 »

Dezembro

Se

Te

Qu

Qu

Se

Sa

Do

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31


Colunista:

 

SAUS Quadra 1 Bloco “L” – CEP:70070-932 – Brasília – DF Fone: (61) 3218-1800 Fax: (61) 3218-1833 – cfa@cfa.org.br

 

 

Home Fale Conosco Mapa do Site

A A a

» PRIMEIRO ACESSO » ESQUECI A SENHA

e-mail:    Senha:

 

Busca:

O CRA-SP

Licitações

Comunicação

A profissão

Mercado de trabalho

Premiações

Sala de Imprensa

Cortesias

Informações

Serviços

Pessoa Física

Informações

Serviços

Pessoa Jurídica

O PRA

Faculdades de Administração

Agenda

Imprensa e multimídia

Estudantes

Fiscalização

Perguntas frequentes

Atendimento

Home » Pessoa Física » Consulta profissionais registrados

Consulta ao Cadastro

Para procurar um Profissional ou uma Empresa, basta preencher os dados abaixo. Não é obrigatório digitar o Nome e Registro, a busca pode ser feita por somente Nome ou somente Registro.

Documento: Pessoa Física     Pessoa Jurídica

Categoria: Administrador Tecnólogo Outras áreas da administração

Registro nº: * Nome:

 

Processando…

Não há resultados para esta pesquisa. Em caso de dúvidas entre em contato com o nosso Atendimento ao Cliente.

voltar | imprimir | topo

Pessoa Física

Canais de Comunicação

 

Institucional

» O CRA-SP » Licitações » Comunicação » A profissão » Mercado de trabalho » Código de ética » Comitê de ética » Sistema CFA / CRAs » Seccionais » Associações » Premiações » Eventos » Sala de Imprensa » Centro do Conhecimento » CortesiasPessoa Física

» Informações » Serviços » Consulta profissionais registrados » ConvêniosPessoa Jurídica

» Informações » Serviços » Consulta Empresas RegistradasEstudantes

» O PRA » Faculdades de Administração » Agenda » Imprensa e multimídia » Censo da Educação Superior 2010Fiscalização

» Embasamento legal » Objetivos da Fiscalização » Tipos de fiscalização » O que fiscalizamos » Por que se registrar » Empresas que devem se registrar » Tipos de infringências » Denúncia » Ações da FiscalizaçãoAtendimento

» Links Importantes » Perguntas frequentes » Como chegar

2011 © CRA/SP – Todos os direitos reservados.

SENHORES , CUIDADO COM ESTE ELEMENTO.

 

 

Os Guerreiros da Psicanálise nas Décadas 60/70

GUERREIROS DA PSICANÁLISE

 

 NAS DÉCADAS  DE 60/70

-X-X-X-X-X-

PSICANALISTAS

     

ATUALIZAÇÃO EM 24/01/2012 ÀS 21h05m

RELAÇÃO DOS PSICANALISTAS BRASILEIROS ENCONTRADOS,

PELOS NOSSOS MECANISMOS DE BUSCA (MOTORES).   

Dirija-se à barra do Menu e escolha o Estado

Até a presente data, 24/01/2012, encontramos através de nossos

(Motores de Busca), um total de: 3.874 Psicanalistas

no Brasil. Sendo (1) Psicanalista

fora do Brasil.

OBS:

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes

(dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as

estimativas, no ano de 2025, a população

brasileira deverá atingir 228 milhões

de habitantes. A população

brasileira distruibui-se

pelas regiões da

seguinte forma:

Sudeste (80,3 milhões), Nordeste (53,07 milhões),

Sul (27,3 milhões), Norte (15,8 milhões).

Isto, significa a grosso modo, que existe 1 (um)

Psicanalista para cada 49.515 habitantes

deste Território Nacional

Ex- coordenador em Saúde Mental do Distrito Federal, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antonio Geraldo Silva, criticou as políticas do Ministério da Saúde para o tratamento das doenças mentais. “A incidência das doenças mentais na população em geral é alta: o próprio Ministério da Saúde estima que 46 milhões de brasileiros precisem de algum tipo de atendimento em saúde mental. 

 

“Conseqüências Sócio-Econômicas do Atual Modelo de Atendimento às Enfermidades Mentais no Brasil” foi proferida pelo presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, Dr. Antônio Geraldo da Silva, médico psiquiatra e coordenada pelo Dr. Ricardo Mendes. Antonio Geraldo apresentou os reflexos da doença mental na população. De acordo com ele, e com dados do Ministério da Saúde (que fala em 21% da população), 20 a 25% das pessoas têm prevalência à sofrer de problemas mentais, de ter alguma doença mental. 

 

Das dez principais causas de incapacitação no mundo, cinco são por doenças mentais, uma estatística assustadora, exceto ao que parece para o governo.

Para Ler toda a Matéria Acesse o Link abaixo:

http://institutodepsiquiatria.blogspot.com/2011/08/pela-primeira-vez-o-congresso-latino.html

-X-X-X-X-X-

No Brasil, o  Exercício da PSICANÁLISE se dá de acordo com o artigo 5º, incisos II e XIII da Constituição Federal.

Acrescenta-se ainda: o parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/1998, o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal e Aviso nº. 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da Psicanálise no Brasil.

Os Cursos de Formação, Especialização ou Pós Graduação em Psicanálise são Cursos Livres oferecidos por Instituições Psicanalíticas. Não se enquadram como Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu.

A Formação em Psicanálise é de caráter Livre no Brasil, porém, é reconhecido e amparado pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego – CBO nº 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde; Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho, Parecer CONJUR/MS/CMA 452/2.

 

Condições Gerais de Exercício

(…) A ocupação psicanalista não é uma especialização,

é uma formação que segue princípios, processos

e procedimentos definidos pelas instituições

reconhecidas internacionalmente, podendo

o Psicanalista ter diferentes formações,

como: Biólogo, Advogado, Médico,

Professor,Teólogo, Filósofo,

Engenheiro, Farmacêutico,

Administrador,

etc.

Créditos: Portal do Psicanalista http://www.portaldopsicanalista.com.br/home/49

 -X-X-X-X-X-

  1. http://www.psicanaliseehospital.com.br/
  2. http://seer.psicologia.ufrj.br/seer/lab19/ojs2/index.php/ojs2/article/viewArticle/161/125
  3. http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:XyFoI0Lza4wJ:www.interseccaopsicanalitica.com.br/int-participantes/doris_rinaldi/Doris_Rinaldi_psicanalise-hospital-publico-1.doc+PSICANALISE+EM+HOSPITAL&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjl4VC_jF5CWSOA7o3V3g92SLwn2A4aqtSokllZhMh-SrOfbaf3x0l7RakkIAcM_dpThhB1MCCTTbkIZyeH37mqX6MKnZCWWJrUFyQBU1dWed5joinAGZapbw-i7P4U–DU2lzy&sig=AHIEtbQpEZf4MFU8AO0BWqjPQxa_zm8OBw&pli=1
  4. http://www.interseccaopsicanalitica.com.br/int-participantes/doris_rinaldi/Doris_Rinaldi_psicanalise-hospital-publico-1.doc
  5. http://www.usp.br/agen/bols/2000/rede594.htm
  6. http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=528880&indexSearch=ID
  7. http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/papel-psicanalista-no-hospital/papel-psicanalista-no-hospital.shtml
  8. http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=1109
  9. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-94792004000100034
  10. http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=274
  11. http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:NOXnnh-kHc4J:www.cbp.org.br/humanizacaohospital.pdf+PSICANALISE+EM+HOSPITAL&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgXrKn3CNu3SKBH_gtxHY38-0dwNvic2y6MOdlE57venLkvSVBgxA46rzL8UD4d0ThJyy78QzlsSdthz07kH_d33fCS1KbrIdYQHK3FX6x-EX5Ghfzk2we8HXNVVELu1VzF7c5Z&sig=AHIEtbSWlr4BAqM2O6TzHuVMSn68nUH5Dw

-X-X-X-X-X-

– – -http://www.cobrpsi.org/
 
 
 

 

Terça, 24 de Janeiro de 2012 – 11:51 PM
Licença Creative Commons
Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.) de Conselho Brasileiro de Psicanalise (I.N.N.G.) é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported.
Based on a work at cobrpsi.webnode.com.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.cbpresp.com.

Ler mais: http://www.cobrpsi.org/psicanalistas/

Cartéis – Seus Danos e Punições Efetivas – CBP (I.N.N.G.)

Prezados Senhores Psicanalistas, abaixo links sobre Formação de Carteis:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9Eo8ahuFYMQJ:www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/5363/A_Formacao_dos_Carteis_no_Brasil+forma%C3%A7%C3%A3o+de+carteis&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

 

http://www.oecd.org/dataoecd/11/32/1935129.pdf

 

http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/49771/ministerio+publico

+pode+atuar+no+combate+a+formacao+de+carteis+decide+stj.shtml

 

webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fV-Tqup7YPkJ:www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direito-penal/4218-combate-ao-crime-de-formacao-de-carteis.html+forma%C3%A7%C3%A3o+de+carteis&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

 

www.viannajr.edu.br/site/viannasapiens/artigos/cod3/artigo6.pdfdf

 

rwebcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_33pHVcEP-cJ:www.milkpoint.com.br/mercado/giro-lacteo/cade-crise-pode-incentivar-formacao-de-carteis-49000n.aspx+forma%C3%A7%C3%A3o+de+carteis&cd=13&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

 

webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Sv4R7xv5owMJ:deolhoem2014.terra.com.br/jogo-rapido/programa-do-ministerio-da-justica-quer-evitar-formacao-de-carteis-nas-obras-do-mundial-de-2014-149+forma%C3%A7%C3%A3o+de+carteis&cd=17&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

  

webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x00gQh0oOxYJ:www.piniweb.com.br/construcao/carreira-exercicio-profissional-entidades/governo-disponibiliza-cartilha-para-combater-formacao-de-carteis-132918-1.asp+forma%C3%A7%C3%A3o+de+carteis&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:iElyYB0ER-MJ:www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx%3FidConteudo%3D84429%26id_site%3D844+forma%C3%A7%C3%A3o+de+carteis&cd=19&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br 

 

www.jusbrasil.com.br/politica/4976354/encontro-discute-estrategias-de-combate-a-formacao-de-carteis

 

www.youtube.com/watch?v=pzh1mc8kIQY

 

http://www.conjur.com.br/2007-out-12/formacao_cartel_punida_forma_severa

 

webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:F0-53OanLx0J:ibahia.com/a/falabahia/%3Ftag%3Dformacao-de-cartel+forma%C3%A7%C3%A3o+de+carteis&cd=24&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

 

www.econ.puc-rio.br/vnc/MktDesignAntitruste/OpEdRessarcimento.pdf

 

http://www.campopsicanalitico.com.br/QuemSomos.aspx

 

 http://www.ebp.org.br/carteis/pdf_carteis/O_relancamento_dos_carteis_Ondina_Machado.pdf

 

http://cursinhopoliusp.blogspot.com/2009/08/carteis-truste-holdings.html

 

CASO OS SENHORES QUIZEREM SABER MAIS SOBRE CARTEIS

E SUAS PUNIÇÕES, É SÓ DIGITAR:FORMAÇÃO DE

CARTEIS NO GOOGLE, E LÁ ENCONTRARÁ

CENTENAS DE LEIS, (MATÉRIAS)

PRONUNCIAMENTOS E MUITO

 MAIS ESCLARECIMENTOS

SOBRE O CRIME DE

FORMAÇÕES DE

CARTEIS.

Ler mais: http://www.cobrpsi.org/legisla%c3%a7%c3%a3o/carteis%20%e2%80%93%20seus%20danos%20e%20puni%c3%a7%c3%b5es%20efetivas/

Página Inicial do Site do Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.)

“Qui non habet praeteritum, praesens et futurum esse nullam”

ATUALIZAÇÃO FEITA NO DIA 24/01/2012  ÀS 21h04m

Dirija-se à barra do Menu e escolha o tópico

e o sub-tópico desejado

SENHORES PSICANALISTAS, ATENTEM 

PARA OS INFORMES ABAIXO:

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

  

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

http://www.uniad.org.br/

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

 

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

  

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

        

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

  

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X- 

-X-X-X-X-X- 

-X-X-X-X-X- 

 

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

 

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

                  

-X-X-X-X-X-

 

Asinus asinum fricat

 

 

-X-X-X-X-X-

 

-X-X-X-X-X- 

RADIO TEATRO DA RADIO NACIONAL DE 1947

AUTORIA: DR. GASTÃO PEREIRA DA SILVA

ACESSE:

-X-X-X-X-X-

(TODOS OS CURSOS EM PDF)

-X-X-X-X-X-

Acesse Sala de Imprensa – Vídeos; e encontrará

mais documentários sobre Psicanálise

-X-X-X-X-X-

 CURSOS NO HOSPITAL DAS CLINICAS

 -X-X-X-X-X-

OBS: É NECESSÁRIO SER PSICANALISTA

-X-X-X-X-X-

-X-X-X-X-X-

Ler mais: http://www.cobrpsi.org/

ARTIGOS, MONOGRAFIAS E LIVROS PUBLICADOS – CBP (I.N.N.G.)

ARTIGOS, MONOGRAFIAS E LIVROS PUBLICADOS:

Todos os Artigos, monografias e livros foram publicados

pelos seguintes veículos de comunicação:

http://www.monografias.com/

http://www.webartigos.com

http://www.dominiocultural.com/

http://www.artigos.com/

http://artigocientifico.com.br/

http://www.soartigos.com/

http://www.textolivre.com.br/joomla/index.php

http://www.via6.com/home.php

http://www.empresanet.com.br/artigos/

http://www.artigosbrasil.net/

http://www.jornallivre.com.br/conta/

http://www.jorna http://www.cobrpsi.org/loja-do-psicanalista/ldedebates.ig.com.br/

http://www.via6.com/comunidade.php?cid=profissionaldasaude

http://www.scribd.com/

http://www.artigonal.com/

http://www.omelhordaweb.com.br/

http://www.articlesnatch.com/

http://www.euautor.com.br/

http://www.artigosonline.com.br/

http://www.escrita.com.br/escrita/meu_espaco.asp?autor_ID=3528

Livraria Nobel

http://www.amazines.com/index.cfm

http://www.upublish.info/

http://www.jornaldedebates.com.br/

http://www.journalonweb.com/jpgm/author/main.asp

http://members.ezinearticles.com/

http://www.articles-heaven.com/authors/myprofile.asp

http://www.articlerich.com/login.php

http://www.publicarartigos.com.br/

http://www.brartigos.com.br/register.php

http://www.infoeducativa.com.br/index.asp

http://www.articlesenligne.com/

http://www.online-artikel.de/ mit Ihren persoenlichen Zugangsdaten neue Artikel

Schreiben bzw. vorhandene Artikel pflegen und verwalten

http://oglobo.globo.com/

http://www.sabernarede.com.br/

http://www.redeparede.com.br

http://groups.google.com?group/wasjpaulon?hl=pt-BR.

http://br.youtube.com/user/DRWPAULON

http://www.getyourcontent.com/

http://www.infocrystals.com/

 http://www.publicarartigos.com/

http://ubatubacentropsicanalitico.webnode.pt/

http://internationalpsychoanalysis.net/2010/10/03/tribute-just-the-three-pioneers-

training-schools-psychoanalysis-in-the-state-of-sao-paulo-decade-6070/

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:W8x

NE2z2WQAJ:www.artigonal.com/authors/56876+O+MAIOR

+DIVULGADOR+DA+PSICAN%C3%81LISE+NO+BRASIL&cd=12&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://www.recantodasletras.com.br/

http://www.online-artikel.de/

SENHOR PSICANALISTA DOUTOR

WAGNER  PAULON

– CBPRESP –

 

A FAMÍLIA

Publicada em 1974 – S.C.S. – São Paulo – Brasil

A PSICOPATOLOGIA HOJE, ONTEM E AMANHÃ

Publicada em 1975 – São Paulo – Brasil – USA

A AJUDA TERAPEUTICA DO ELETROSSONO NAS PSICOPATOLOGIAS

Publicada em 1974 – São Paulo – Brasil – USA

O PAPEL DO PSICANALISTA CLÍNICO NO HOSPITAL

Publicado em 1981 – 2007 – São Paulo – Brasil

CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE

Publicado em 2007 – São Paulo – Brasil

STAPHYLOCOCCUS AUREUS (ASCENSÃO E DERROCADA)

Publicado em 2007 – São Paulo – Brasil

OBRAS COMPLETAS DE SIGMUND FREUD

Reedição, Formatação e Estilização

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil

Loucura “Doença ou Preconceito Ideológico?”

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A VERDADEIRA REFLEXOLOGIA

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA (Explicação singela)

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A diferenciação sexual, a lei e o desejo

Publicado em 1972 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

INFECÇÕES ESTAFILOCÓCICAS (Staphylococcus aureus)

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

O futuro da medicina psicossomática

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A SEXUALIDADE DOS DOENTES PSIQUIÁTRICOS

Publicado em 1971 – 2008 – São Paulo – Brasil

ALTERAÇÃO DA RESPOSTA SEXUAL NA DOENÇA MENTAL

 Publicado em 1971 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TENTATIVAS DE SUICÍDIO

DEPRESSÃO AGUDA

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

ANSIEDADE E ESTADO DE PÂNICO

Publicado em 1982 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

ÉXITO NA PSICANÁLISE (AS NEUROSES)

Publicado em 1982 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A ELETROTERAPIA TRANSCEREBRAL (Eletrossonoterapia)

Publicado em 1972 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

BIOFEEDBACK (Sistema de autocontrole eletrônico)

Publicado em 1974 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A AMEAÇADORA MACONHA

Publicado em 1976 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A CRUZ VERMELHA

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

O USUÁRIO DOS TÓXICOS (SUCESSO DO CANDIDATO AO HIV)

Publicado em 1976 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

Narcóticos (O FUNDO DO POÇO)

Publicado em 1976 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

VISÃO PSICANALÍTICA SOBRE MITOS RACIAIS

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

EMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

Publicado em 1971 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

HISTERIA SEGUNDO PAVLOV

Publicado em 1975 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

PSIQUISMO

Publicado em 1977 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

O PSIQUISMO DOENTE

Publicado em 1971 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A CULPA É IMPOSTA PELA RELIGIÃO E PELA SOCIEDADE

Publicado em 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A FERA ASSASSINA (O HOMEM)

Publicado em 1971 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

ALCOOLISMO (DOENÇA PERFEITAMENTE TRATÁVEL)

Publicado em 1978 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA (Breves considerações)

Publicado em 1981 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

INFLUENCIAS PSICOSSOMÁTICA DO INFORTÚNIO

Publicado em 1973 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

OS NEURÓTICOS (VEICULAM SEUS INFORTÚNIOS)

Publicado em 1985 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A adolescência E A DEPRESSÃO

Publicado em 1984- 2008 – São Paulo – Brasil – USA

PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA

Publicado em 1981- 2008 – São Paulo – Brasil – USA

ÓDIO

Publicado em 1989 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

O DESARRANJO DA PSIQUE

Publicado em 1976 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

O PATÍBULO DA OVERDOSE (SOBRE A DOSE)

Publicado em 1975 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

PRECOCIDADE VERSUS DOENÇA EMOCIONAL

Publicado em 1987 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A QUÍMICA DAS EMOÇÕES

Publicado em 1991 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

A RELAÇÃO DOS MÚSCULOS COM OS SENTIMENTOS

Publicado em 1975 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS SÃO ESCRAVAS DAS EMOÇÕES

Publicado em 1988 – 2008 – São Paulo – Brasil – USA

 

SENHOR PSICANALISTA DOUTOR 

LUIZ CAETANO

– CBPREPR –

SEXO E RELIGIÃO LUIZ CAETANO.pdf (91,8 kB)

A interpretação dos Sonhos[1] LUIZ CAETANO.pdf (54,7 kB)

A NEUROSE E A PSICOSE LUIZ CAETANO.pdf (44,3 kB)

TEORIA PSICANALÍTICA LUIZ CAETANO.pdf (58 kB)

-X-X-X-X-X-

SENHOR PSICANALISTA PROFESSOR DOUTOR

ARNALDO DE SOUZA RIBEIRO

A reação da justiça em decorrência dos acontecimentos anor….pdf (175,6 kB)

Encontros de fé.pdf (86,6 kB)

Encontro dos Reservistas de 1976.pdf (108,8 kB)

O RIO SÃO FRANCISCO[1].pdf (131,1 kB)

48. LIÇÃO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA[1].pdf (54,4 kB)

52. CONGRESSOS DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL EM CURITIBA[….pdf (166,3 kB)

-X-X-X-X-X-

SENHOR PSICANALISTA PROFESSOR DOUTOR

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR 

A FAVELA, ONTEM E HOJE – FRANCISCO AGUIAR[1].pdf (199,8 kB)

DETENTO CUSTA MAIS CARO QUE ALUNO CBP.pdf (49 kB)

A PRAIA DE LUCENA.docx (17,9 kB)

MINHA CIDADE.docx (13,5 kB)

Carta_aberta_a_papai_Noel-Francisco_de_Paula_Melo_Aguiar[1].docx (16,9 kB)

A HISTÓRIA, A LEI E O IDOSO NO BRASIL.doc (37,5 kB)

-X-X-X-X-X-

SENHOR PSICANALISTA DOUTOR

NELSON VALENTE

O CNE deve ser um órgão de Estado.pdf (53,8 kB)

E o Brasil, quer o que com seu ensino superior.pdf (43,6 kB)

-X-X-X-X-X-

SENHOR PSICANALISTA DOUTOR

GIZILANDO DO NASCIMENTO

– CBPRESC –

Psicologia e Análise do Ego

ARTIGO GIZILANDO.pdf (71,8 kB)

-X-X-X-X-X-

Ler mais: http://www.cobrpsi.org/artigos-publicados/

Sites Importantes da Psicanálise – CBP(I.N.N.G.)

 

 

CONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE

( I.N.N.G.)

 

SITES E BLOGS IMPORTANTES DA PSICANÁLISE

 

 

www.webartigos.com/

 

www.artigos.com/

 

www.murall.com.br/

 

http://www.escrita.com.br/

 

http://www.artigonal.com/

 

www.jornallivre.com.br/

 

www.infoeducativa.com.br/

 

 www.articlesnatch.com/

 

www.amazines.com/

 

http://lampiaoatomico.blogspot.com/

 

www.artigos.etc.br/

 

www.portalartigos.com/

 

http://menteelogica.blogspot.com/

 

www.textolivre.com.br/

 

http://www.upublish.info/

 

www.jornaldedebates.uol.com.br/

 

http://www.sinnatural.com.br/

 

www.fenate.org.br/

 

http://floraisdasgerais.wordpress.com/2011/11/03/

 

http://www.beaconhillwaco.com/

 

www.soartigos.com

 

http://politicacidadaniaedignidade.blogspot.com/

 

www.arteblog.com.br/

 

http://br.monografias.com/

 

http://anjodanoitedulceh.blogspot.com/

 

http://www.portaldapsique.com.br/Indice_de_Artigos/Artigos_P.htm

 

http://www.portaldapsique.com.br/Indice_de_Artigos/Artigos_P.htm

 

http://afptb.blogspot.com/2011/06/o-estado-do-para-esta-de-parabens-com.html

 

http://www.ucepsi.com/artigos/

 

http://www.dihitt.com.br/usuario/WPAULON

 

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_4468/artigo_sobre_o_futuro_da_medicina_psicossomatica

 

http://www.artigosinformativos.com.br/Conheca_as_origens_da_Cruz_Vermelha_Sao_Luis_Maranhao-r1195321-Sao_luis_MA.html

 

http://portaldovoluntario.v2v.net/people/111909-kelly-janaina

 

https://profiles.google.com/wasjpaulon#wasjpaulon/about

 

http://www.qype.com.br/bra-ubatuba/categories/13-saude-in-ubatuba

 

http://www.komedi.com.br/escrita/leitura.asp?Texto_ID=11813

 

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=de%7Cpt&u=http://www.123people.de/s/gastao%2Bpereira

 

www.scribd.com/

 

http://internationalpsychoanalysis.net/

 

www.online-artikel.de/

 

http://acordocoletivo.org/2011/09/29/ansiedade-e-estado-de-panico/

 

http://bip.blogs.sapo.pt/188557.html

 

http://alexmaragato.blogspot.com/2011/05/dica-quente-do-samu.html

 

http://floraisdaamazonia.wordpress.com/2010/12/27/historia-do-conceito-de-doencas-psicossomaticas/

 

http://fisioterapiacientifica.blogspot.com/2011_01_01_archive.html

 

http://health.ezinemark.com/the-main-introducer-of-psychoanalysis-in-the-state-of-sao-paulo-dr.-franco-da-rocha-318c2c7af24.html

 

http://www.almacarioca.net/

 

www.josedomingos.com.br/

 

www.kelribeiro.com/

 

http://psicopatologia-uss.blogspot.com/2009/10/definicao-psicopatologia_31.html

 

http://pbteologil.blogspot.com/2011/05/amai-vossos-inimigos.html

 

http://mieju.webnode.com.br/news/drogas%20na%20adolesc%C3%AAncia/

 

http://psicanalistasmentesana.blogspot.com/2009/05/6-maio-dia-do-psicanalista.html

 

http://lcnobeli.blogspot.com/2010/03/agressao-por-wagner-paulon-agressao-dr.html

 

http://felizvida.com.br/?p=574

 

http://diaeconomico.com/2011/10/08/la-generacion-de-lata-de-cerveza/

 

http://andrealberto.com/psicose-maniaco-depressiva/

 

http://grupopapeando.wordpress.com/2009/07/15/a-diferenciacao-sexual-a-lei-e-o-desejo/

 

http://thebeer.us/2010/08/07/generation-can-of-beer/

 

http://wwwshowquimica.blogspot.com/2010/12/quimica-das-emocoes.html

 

http://www.uslearner.info/generation-can-of-beer/

 

http://meusaude.com/medicina/o-que-voce-entende-por-libido/

 

http://geologyarticles.org/the-main-introducer-of-psychoanalysis-in-the-state-of-sao-paulo-dr-franco-da-rocha/

 

http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=9576.45

 

Abstracts of the Standard Edition of Sigmund Freud’s Works 

Academic Info for Psychology Students

Freud Archives

Psychoanalytic Resources

Psychoanalytic Resources Online

Psychoanalysis Arena

Film & Psychoanalysis Bibliography

Freud 2 Lacan

Stepfamily Dynamics

Psychoanalyse Online

Freudian Terminology

Freud Abstracts

MITPP Office Space Bulletin Board

Polish Psychotherapy Project

Psychoanalytic Newsletter (in German)

Psychoanalytische Ressourcen

Psychosomatische Medizin und Psychotherapie

Psychosomatische Medizin und Psychotherapie

Self Psychology

Parfen Laszig’s Webpage for Psychoanalytic Resources

China American Psychoanalytic Alliance (CAPA)

Psychoanalysis Today

Vienna Psychoanalytic Association Knowledge Platform (In German) 

Journal of the American Academy of Psychoanalysis and Dynamic Psychiatry

Beyond the Couch

The Candidate

Empirical Studies

International Journal of Psychoanalysis

Issues in Psychoanalytic Psychology

JAPA online

Journal of Clinical Psychoanalysis

Journal of the History of the Behavioral Sciences

Journal of Psychohistory

neuro-psychoanalysis

PEP

Psyche

Psychoanalyse im Widerspruch (Psychoanlytic Journal)

Psychoanalysis Arena

Psychoanalysis Downunder

PSYCHOMEDIA

The Psychoanalytic Review:  The Official Journal of the National
Psychological Association for Psychoanalysis

Societies & Organizations

Academy for the Study of the Analytic Arts
Adelaide Institute Of Psychoanalysis
American Academy of Psychiatry and the Law
American Academy of Psychoanalysis
American Association for the Advancement of Science
American Association for Psychoanalysis in Clinical Social Work (formerly NMCOP)
American College of Psychoanalysts
American Institute of Psychoanalysis, Karen Horney Clinic
American Medical Association
American Psychiatric Association
American Psychoanalytic Association
American Psychological Association
American Psychological Society
The Anna Freud Centre
Association for Psychoanalytic Medicine
Australian Psychoanalytical Society (component of IPA)
Baltimore Psychotherapy Institute
Baltimore Washington Center for Psychoanalysis
Boston Psychoanalytic Institute
Brisbane Centre for Psychoanalytic Studies
British Psychoanalytic Society
Canadian Psychoanalytic Society
Centre for Psychoanalytic Studies
Cheiron: The International Society for the History of Behavioral and Social Sciences
Chicago Institute for Psychoanaysis
Chicago Open Chapter for the Study of Psychoanalysis
China American Psychoanalytic Alliance
Cincinnati Psychoanalytic Institute

Cleveland Psychoanalytic Institute
Columbia University Center for Psychoanalytic Training and Research
Confederation of Independent Psychoanalytic Societies
Dallas Psychoanalytic Institute
Denver Institute for Psychoanalysis and Denver Psychoananalytic Society
Division 39 and Section 2 American Psychological Association
Education and Research Collaboration of the University of Pennsylvania Department of Psychiatry and the Psychoanalytic Center of Philadelphia
Emory University Cont’g Med. Ed.
Florida Psychoanalytic Institute
The Future of Psychoanalytic Education
Greater Kansas City Psychoanalytic Institute
History & Philosophy of Psychology Web Resources
History of Science Society
Houston-Galveston Psychoanalytic Institute
The Indiana Society for Psychoanalytic Thought (ISPT)
Institute for Expressive Analysis (IEA)
Institute of Contemporary Psychoanalysis
Institute for Psychohistory
The International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy
International Federation for Psychoanalytic Education
International Network of Freud Critics
International Psychoanalytic Association
International Psychoanalytical Studies Organization
International Psychotherapy Institute
ISPS-US
Italian Psychoanalytic Society
London Centre for Psychotherapy
Los Angeles: New Center for Psychoanalysis
Manhattan Institute for Psychoanalysis
Massachusetts Institute for Psychoanalysis
Metropolitan Institute for Training in Psychoanalytic Psychotherapy
Michigan Psychoanalytic Council
Michigan Psychoanalytic Institute and Society
National Membership on Psychoanalysis
National Psychological Association for Psychoanalysis
New Center for Psychoanalysis (Los Angeles)
New Orleans Psychoanalytic Institute, Inc.
New York Freudian Society & Psychoanalytic Training Institute
New York Psychoanalytic Institute and Society
NYU Postdoctoral Program in Psychotherapy and Psychoanalysis
NYU Psychoanalytic Institute
Northern Rockies Psychoanalytic Institute
Northwest Center for Psychoanalysis/Seattle
NPAP Training Institute
NPI Newport Psychoanalytic Institute
Philadelphia Psychoanalytic Institute & Society
Pittsburgh Psychoanalytic Institute
Prescribing Psychologists’ Register, Inc.
Psychotherapist Associates Listserv of the American Psychoanalytic Association
Psychoanalytic Association of New York
Psychoanalytic Institute of New England
San Diego Psychoanalytic Society and Institute
The San Francisco Psychoanalytical Society and Institute
The Seattle Psychoanalytic Society and Institute
Society of American Archivists
Southeast Florida Institute for Psychoanalysis and Psychotherapy
St. Louis Psychoanalytic Society
Toronto Institute for Contemporary Psychoanalysis
Toronto Psychoanalytic Society and Institute
University of North Carolina-Duke University Psychoanalytic Education Program
Washington Center for Psychoanalysis
Westchester Center for the Study of Psychoanalysis and Psychotherapy
Westchester Institute for Training in Psychoanalysis and Psychotherapy
Western New England Institute for Psychoanalysis
William Alanson White Institute
Wisconsin Psychoanalytic Institute

http://www.odiariodeminas.com.br/portal/index.php/categorias-artigos/item/476-o-que-entendemos-por-ser-neur%C3%B3tico

Audio & Video

return to blog

Links to audio and/or video clips from conferences, symposia and other events:

The Philoctetes Center For The Multidisciplinary Study of Imagination — International Psychoanalysis: 150 Years After the Birth of Freud. (Video) March 17, 2006 roundtable discussion featuring Sander Abend, Jacqueline Amati Mehler, Alain de Mijolla, Claudio Eisirik, Charles Hanly, and Edward Nersessian.

A 1-hour interview with Jacob Arlow conducted by Frank Parcells of the Michigan Psychoanalytic Society in the 1980′s as part of an oral history project.

A 1-hour interview with Charles Brenner conducted by Frank Parcells of the Michigan Psychoanalytic Society in the 1980′s as part of an oral history project.

The Empathy Symposium (March 3 and 4, 2007) – selected audio files

Freud’s Jewish World Conference: Sunday, December 2-4, 2006: YIVO, LBI and The Freud Archives invited an outstanding group of academics and psychoanalysts to consider Freud in the context of his upbringing, including the bourgeouis culture of Vienna in the early 20th century, the anti-Semitism of central Europe, and the overall anxiety of his time. The above link takes you to the audio and video archives on the Center for Jewish History web site.

The final panel of Symposium 2009: Greed, Gullibility, Money and Madoff

Video of of the 1934 Marienbad Congress of the IPA

Future of Psychoanalytic Education Audio Files

Dr. Charles Brenner interviewed by Dr. Robert Michels on November 7, 2006 at the New York Academy of Medicine (Click here to listen.)

In response to the swift and chilling rise of anti-Semitism in the West, the YIVO Institute for Jewish Research sponsored a conference which ran May 11–14, 2003 — YIVO Institute Presents: Old Demons, New Debates. Listen to the audio on The Center for Jewish History programs web site.

Sigmund Freud recorded this audio in 1938.  Click Here to listen to the audio on You Tube

Listen to a Philoctetes Roundtable Discussion:  The Place of Agency and Norms in Psychoanalysis with Jorge Ahumada, Akeel Bilgrami, Arnold M. Cooper, Garnett Deckel, Peter D. Kramer, Bernard Reginster.  

 
Interviews by Max Kohn about the Yiddish language

APsaA Online Audio Library

America in the Age of Trauma with Robert Stolorow, Ph.D. on the Radio Dr. Gluss website.

Dr. Gerald Gargiulo Podcasts on Psychotherapeutic Topics

And Now For Something Completely Different: Videos about Freud, Bowlby, Woody Allen, and Lacan

 

The First Season of Be’Tipul (Israeli Intreatment) Videos.

Be’Tipul – Season 2, Episode 1

Be’Tipul – Season 2, Episode 2

The Courage To Survive, Video by Norman Straker

Dissecting the Genius of Einstein’s Brain

Erik H. Erikson: A Life’s Work

The Place of Agency and Norms in Psyschoanalysis

From the Video Archives of the New School for Social Research

The Death Drive: A Contemporary View By Otto Kernberg

Robert Shiller: How Animal Spirits Drive the Economy

A Secular Age: Psychoanalysis as Spirituality

TERAPEUTAS E PSICOTERAPEUTAS – LEI QUE AMPARA A PROFISSÃO

AMPARO LEGAL – PARECERES – EXERCÍCIO DA PSICANÁLISE – CBP (I.N.N.G.)

Amparo Legal – Pareceres

 

 

AMPARO LEGAL – PARECERES

Consultas Legais Sobre o Exercício

da Psicanálise

 

Conselho Federal de Medicina – Processo-Consulta CFM n° 4.048/97

INTERESSADO: Diógenes Wilson de Araújo Ladeira

 

ASSUNTO: Atividades do psicanalista

 

RELATOR: Cons. Rubens dos Santos Silva

 

EMENTA: Psicanálise. A atividade exclusiva de psicanálise não caracteriza exercício da medicina.

 

A titulação médico-psicanalista não tem amparo legal, não sendo portanto permitida a sua utilização.

O consulente solicita respostas oficiais deste Egrégio Conselho Federal de Medicina acerca da atividade de psicanalista, pontuando questões das quais adianta saber as respostas, mas as deseja receber de forma oficial.

O interessado anexa informações objetivas e claras a respeito do assunto, fazendo-nos entender que domina ampla e profundamente a matéria para a qual, no entanto, solicita a nossa posição.

A parte o interesse não revelado do consulente pelo pronunciamento deste Conselho, passamos a manifestar o nosso entendimento sobre a atividade psicanalítica.

 

Consulta

•A atividade de psicanalista é exclusiva de médicos ou psicólogos ? Não ou Sim e por que?

Resposta : Não. A atividade psicanalítica é independente de cursos regulares acadêmicos, sendo os seus profissionais formados pelas sociedades psicanalíticas e analistas didatas . Apesar de manter interfaces com várias profissões pela utilização de conhecimentos científicos e filosóficos comuns a diversas áreas do conhecimento, não se limita a especialidade de nenhuma delas, constituindo-se em uma atividade autônoma e independente.

 

•Existem Conselhos (Federal) de psicanálise? Não ou Sim e por que?

Resposta: Não. Os Conselhos são autarquias federais criadas por lei, com as atribuições de supervisionar eticamente, disciplinar e julgar os atos inerentes e exclusivos das profissões liberais de formação acadêmica reconhecidas oficialmente no país; estando a atividade psicanalítica à parte desta conceituação.

 

•Um médico ou um psicólogo que também seja psicanalista está exercendo a medicina ou a psicologia ao atuar exclusivamente como um psicanalista? Não ou sim e por que?

Resposta: Não. Não sendo a psicanálise reconhecida como especialidade médica e não utilizando na sua prática atos médicos não é cabível a sua caracterização como exercício da medicina e, tampouco, pode o médico intitular-se: MÉDICO-PSICANALISTA.

 

Este é o parecer, S.M.J.

Brasília, 26 de novembro de 1997

RUBENS DOS SANTOS SILVA

Conselho Relator

 

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

04010 – Rua Domingos de Moraes, 1810

Telex: 11.30642 RALM BR

Fone: 572-6799 (PABX)

São Paulo – SP

 

Exmo. Sr.

Dr. Roberto Godoy

DD. Presidente do CREMESP

CONSULTA NR. 13.518/90

 

Senhor Presidente.

Atendendo a solicitação de V.As., recebemos a Consulta número 13.518/90, formulada pelo Dr. Cecílio Jorge Netto, Diretor do ERSA 21-Avaré, onde deseja um parecer do CREMESP sobre os pré-requisitos necessários para que alguém possa atuar profissionalmente como psicanalista cobrando honorários dos pacientes e da necessidade ou não de estar inscrito neste Conselho.

 

O Conselho Regional de Medicina tem como atribuição a observância do Código de Ética Médica pelo médico no exercício da profissão, porém, a título de esclarecimento informamos ao consulente que a “psicanálise” é uma modalidade de tratamento psicológico usada por médico ou profissional de outra área, com formação psicanalítica, portanto, não sendo atribuição específica do médico.

Este é o parecer, s.m.j.

Cons. Biagio S. Gabriel Squitino

 

APROVADO NA QUARTA REUNIÃO DA II CÃMARA, REALIZADA EM 12.11.90.

HOMOLOGADO NA 1418ª REUNIÃO PLENÁRIA, REALIZADA EM 03.12.90.

 

Conselho Regional de Psicologia SP

Carta C.º 39/00

Conselho Federal de Psicologia

Conselho Regional de Psicologia

do Estado de São Paulo

6ª Região

São Paulo, 30 de Junho de 2000.

Rua Arruda Alvim, 89, Jardim América

Cep 054100-020, São Paulo, SP

Tel: (11) 3061-9494, fax (11) 3061-0306

e-mail info@crpsp.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

website http://www.crpsp.org.br

 

 

Prezado Senhor,

Em resposta a sua solicitação, informamos que:

A Psicanálise é uma modalidade de atendimento terapêutico, que é exercida por profissionais psicólogos, psiquiatras e outros que recebem formação específica das Sociedades de Psicanálise ou cursos de especialização neste sentido.

Como atividade autônoma não é profissão regulamentada. O Conselho Regional de Psicologia tem competência para fiscalizar o exercício profissional do psicólogo, incluindo-se no caso a prática da psicanálise.

Se o profissional que se diz psicanalista não é psicólogo registrado no CRP-SP não temos competência para exercer a fiscalização. Caberia no caso, investigar junto ao CRM ou mesmo junto à Sociedade de Psicanálise, qual o vínculo ou a formação do profissional referido.

 

Sendo o que havia para o momento, subscrevemo-nos.

 

 Atenciosamente,

Comissão de Orientação.

Amparo Legal:

De acordo com o CBO(CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES) número: 2515-50 do MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, o profissional de PSICANÁLISE pode :

 

•Avaliar comportamentos individual, grupal e instrumental.

TRIAR casos, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, observar pessoas e situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar instrumento de avaliação , sistematizar informações, elaborar diagnósticos , elaborar pareceres, laudos e perícias, responder a quesitos técnicos judiciais, devolver resultados (devolutiva).

 

•Analisar, tratar indivíduos, grupos e instituições.

Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais, oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar a criação de vínculos paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões, promover o desenvolvimento das relações interpessoais , promover desenvolvimento da percepção interna, mediar grupos, família e instituições para solução de conflitos, dar aula.

 

•Orientar indivíduos, grupos e instituições.

Propor alternativas para solução de problemas, informar sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar grupos profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc., assessorar instituições.)

 

•Acompanhar indivíduos, grupos e instituições.

Acompanhar impactos em intervenções, acompanhar o desenvolvimento e a evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem formação e especialização acompanhar resultados de projetos, particular de audiências.

 

•Educar indivíduos, grupos e instituições.

Estudar caso em grupo, apresentarem estudos de caso, ministrar aulas, supervisionar profissionais da área e de áreas afins, realizar trabalhar para desenvolvimento de competência e habilidades profissionais, formar psicanalistas, desenvolver cursos para grupos específicos, confeccionar manual educativo, desenvolvimento de aspectos cognitivos, acompanhar resultados de curas, treinamento.

 

•Desenvolver pesquisas experimentais, teóricos e clínicas.

Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual e grupal e institucional, definir o problema e objetivos, pesquisar bibliografias, definir metodologia de ação, estabelecer parâmetros de pesquisas, construir instrumentos de pesquisas, coletar dados, organizar dados, copiar dados, fazer leitura de dados, integrar produtos de estudos de caso.

 

•Coordenar equipes de atividade de áreas afins.

Planejar as atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades da equipe, distribuir tarefas a equipe, trabalhar a dinâmica da equipe, monitorar atividades das equipes, preparar reuniões, coordenar reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar propostas e projetos, avaliar e executar as ações.

 

•Participar de atividades para consenso e divulgação profissional.

Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósio, participar de reuniões científicas (Congressos, etc.), publicar artigos, ensaios de livros científicos, participar de comissões técnicas, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, participar de entidades de classe, participar de evento junto aos meios de comunicação, divulgar práticas do psicólogo e do psicanalista, fornecer subsídios ás estratégicas organizacionais, fornecer subsídios á formação de políticas organizacionais, buscar parceiras, ética e organizacional.

 

•Realizar tarefas administrativas

Redigir pareceres, redigir relatório, agenciar atendimentos, receber pessoas, organizar prontuários, criar cadastros, redigir ofícios, memorandos e despachos, compor reuniões administrativas técnicas, fazer levantamento estático, comprar material técnico, prestar contas.

 

•Demonstrar competências pessoais

Manter sigilo, cultivar a ética, demonstrar ciência sobre o código de ética profissional, demonstrar ciência sobre a legislação pertinente, demonstrar bom senso, respeitar os limites de atuação, demonstrar continência (acolhedor), demonstrar interesse pela pessoa, ser humano, ouvir ativamente ( saber ouvir), manter atualizado contornar situações adversas, respeitar valores e crenças dos clientes, demonstrar capacidade de observação, demonstrar habilidade de questionar, amar a verdade, demonstrar autonomia de pensamento, demonstrar espírito crítico, respeitar os limites do cliente e tomar decisões em situação de pressão.

 

Descrição Sumária

Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam os distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social elucidando conflitos e questões e acompanhamento o paciente durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas que coordenam equipes e atividades de áreas afins.

 

Condições Gerais de Exercício

(…) A ocupação psicanalista não é uma especialização,

é uma formação que segue princípios, processos

e procedimentos definidos pelas instituições

reconhecidas internacionalmente, podendo

o Psicanalista ter diferentes formações,

como: Biólogo, Advogado, Médico,

Professor,Teólogo, Filósofo,

Engenheiro, Farmacêutico,

Administrador,

etc.

Créditos: Portal do Psicanalista http://www.portaldopsicanalista.com.br/home/49

-X-X-X-X-X-

No Brasil, o  Exercício da PSICANÁLISE se dá de acordo com o artigo 5º, incisos II e XIII da Constituição Federal.

Acrescenta-se ainda: o parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/1998, o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal e Aviso nº. 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da Psicanálise no Brasil.

Os Cursos de Formação, Especialização ou Pós Graduação em Psicanálise são Cursos Livres oferecidos por Instituições Psicanalíticas. Não se enquadram como Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu.

A Formação em Psicanálise é de caráter Livre no Brasil, porém, é reconhecido e amparado pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego – CBO nº 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde; Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho, Parecer CONJUR/MS/CMA 452/2.

-X-X-X-X-X-

Ler mais: http://www.cobrpsi.org/legisla%c3%a7%c3%a3o/amparo-legal-pareceres/

« Older entries